quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Trivial Escutista - Desafio n.º2

DESAFIO N.º2
20 de Outubro de 2010

Em Outubro de 2010 assinalam-se os 100 anos do Escutismo Marítimo!

É, naturalmente, uma excelente oportunidade para lançamos o nosso segundo desafio do Trivial Escutista, cujas regras podes ler AQUI!
Como manda a coerência, as perguntas deste segundo desafio do mês de Outubro são sobre os capitães Iglo, como a malta gosta de chamar aos escuteiros maritimos!

E as perguntas são:

LOBITOS

Apesar de serem da mesma associação que nós, do CNE, os escuteiros maritimos portugueses têm uma farda diferente da nossa. De que côr é a camisa da farda dos escuteiros marítimos?

EXPLORADORES

Que nome é dado aos escuteiros dos agrupamentos maritimos com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos?

PIONEIROS

Enumera todas as diferenças que conheces entre uma Comunidade e uma Frota.

CAMINHEIROS

B.-P. sempre associou o Escutismo Marítimo às aventuras que viveu em criança com um ascendente muito forte de dois membros da sua família que se tornaram muito importantes para ele. Como se chamavam esses familiares de B.-P.? Que aventuras, em concreto, cita B.-P. sobre este assunto?

8 comentários:

urso ponderado (samuel carvalhal) disse...

os familiares são a mãe (Henriqueta) e o irmão mais velho (Warington), tirei um excerto que explica as aventuras que ele vivia

link: http://grupo206.netvisao.pt/bp_vida.html

"
Henriqueta não se apavorara com esta difícil missão, assumindo o papel de mãe meiga, mas ao mesmo tempo enérgica e forte. No tempos livres ela gostava de levar os filhos a passear pelos bosques, explorando a natureza e descobrindo em conjunto os segredos dos animais de das plantas. Entregou a cada filho uma porção de horta para que a cultivassem; depois todos comiam o que cada um produzia. O irmão mais velho de BP, Warington, era muito aventureiro levando muitas vezes o jovem Ste com ele. Recorda BP: “...à noite acampávamos ao ar livre e cozinhávamos as nossas refeições, adquirido os víveres nas fazendas e nos lugares por onde passávamos ... também pescávamos muito ”. BP regressava de férias com os joelhos arranhados, com calos nas mãos e os músculos fortalecidos, mas sobretudo com muitas aventuras vividas em contacto com a natureza e muitos conhecimentos e recordações da flora e da fauna da região."

resumindo a mãe passeava com os filhos pelos bosques, explorando a natureza e descobrindo em conjunto os segredos dos animais de das plantas, e a segunda pessoa mencionada na pergunta que é o irmão mais velho acampava com B.P. à noite ao ar livre e cozinhavam as suas refeições, adquiridas nas fazendas e nos lugares por onde tinham passado...também pescávam muito daí as vivências marítimas

Ana Bárbara - IV disse...

Os familiares com os quais BP viveu aventuras que influenciaram a criação do Escutismos Marítimo foram "dois dos meus (seus) irmãos", sendo um deles Warington, que viria a ser futuro oficial da marinha britânica.
No "Escutismo para Rapazes", BP fala de uma das suas experiências "mais agradáveis de escuteiro marítimo", quando, num cruzeiro fluvial, subiu o rio Tamisa com os seus dois irmãos, num barco de lona desmontável. Previnidos com amteriais de cozinha, tenda e roupa de cama, acamparam em terra, nos montes Chiltern, onde diz "nunca nenhum barco chegara". Alcançada a nascente, atravessaram-na e rumaram a Poente, entrando "passadas algumas milhas" no rio Avon. Atravessaram também Bath e Bristol até chegarem às águas do rio Severn (o rio mais longo da Grã-Bretanha. Passaram por Chepstow, na sua casa perto de Llandogo, subiram até os rápidos de Wye. BP conclui dizendo que foram "de Londres ao País de Gales, quase sempre por água, com carradas de aventuras e grande divertimento!". Alicia, por fim, os escuteiros a virarem-se para a água e a apreciarem as actividades marítimas.

tiago - I disse...

a farda é azul.

Hugo Branquinho disse...

A diferença entre frota e comunidade é a seguinte: a frota é organizada em tripulações constituídas no máximo por 32 moços, com idades entre os 17 anos e os 21 anos. A comunidade está organizada em campanhas com 5 a 7 companheiros com idades entre os 17 anos e os 21 anos. Também os lenços são diferentes os da frotas são lenços azuis escuros debruado a branco e usam um boré para a cabeça. A comunidade usa um quépi para a cabeça eos lenços são brancos debruados a azul escuto. Também têm actividades diferentes a frota faz cruzeiros científicos e tradições náuticas enquanto que a comunidade faz a preparação para chefia.

Raposa Habil disse...

B-P foi órfão de pai logo cedo e a figura masculina que substituiu foi o avô, por parte de mãe, era o famoso Almirante William Smith, que como todo bom avô, contou diversas das suas histórias para os netos, e no seu caso, histórias marítimas. Em diversos livros Robert B-P faz menção de como a educação que recebeu de seu irmão Warington lhe tornou um homem mais forte, e recorda um cruzeiro pela costa da Inglaterra, em que Warington lhe repreendia pela ineficiência que poderia custar a vida dos tripulantes, e com isso, aprendeu muito sobre conduta pessoal.
Quando Robert B-P tinha apenas 15 anos de idade, sendo o mais novo dos irmãos, acompanhou-os por um cruzeiro marítimo pelo rio Tamisa na Inglaterra.

Canhotas Raposa Habil

Lince Amigo disse...

Comunidade: conjunto de pessoas que se associam sobre o mesmo conjunto de normas e se organizam sobre o mesmo governo, cultura ou história. No escutismo, as comunidades são os grupos pioneiros.
Frota: são as comunidades dos grupos pioneiros dos escuteiros marítimos.
Diferenças:
 Os elementos do Grupo são os Pioneiros enquanto que os elementos da Frota são os Marinheiros;
 Os Pioneiros estão divididos em pequenos grupos de 4 a 8 elementos, as Equipas; os Marinheiros estão divididos em pequenos grupos de 4 a 8 elementos, as Equipagens;
 A cor do lenço dos Pioneiros é o Azul (debruado a branco), cor do mar e do céu enquanto que a cor do lenço dos Marinheiros é o Azul Escuro (debruado a branco),

Rita J.

Lobo Irmão disse...

RESULTADOS E PONTUAÇÕES

TIAGO SEIXAS - I - 6 Pts

RITA JESUS - III - 4 Pts
DIOGO CORREIA - III - 2 Pts *(Respondeu nos Avisos!)
HUGO BRANQUINHO - III - 1 pts

SARA NUNES - IV - 6 Pts
ANA BÁRBARA - IV - 4 Pts
SAMUEL CARVALHAL - IV 3 Pts

RESPOSTAS CERTAS:
Lobitos:
Azul escura

Exploradores:
Moços

Pioneiros:
http://www.cne-escutismo.pt/PioneirosMarinheiros/OAbrigo/EunoGrupoPioneiroFrota/tabid/172/Default.aspx

Caminheiros:
O avô Almirante William Smyth e o irmão Warington. As aventuras foram as descidas do Rio Tamisa, de barco, com os irmãos, quando B.-P. tinha 15 anos.

Lobo Irmão disse...

TOTAIS PARCIAIS:

TIAGO SEIXAS - I - 12 Pts
RITA JESUS - III - 8 Pts
HUGO BRANQUINHO - III - 7 pts
JOSÉ DIOGO JESUS - II - 6 Pts
SARA NUNES - IV - 6 Pts
ANA BÁRBARA - IV - 4 Pts
SAMUEL CARVALHAL - IV 3 Pts
MARIANA L. - III - 3 Pts
DIOGO CORREIA - III - 2 Pts