quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008


O fim-de-semana de 1 e 2 de Março será destinado ao SERVIÇO.

Os escuteiros distinguem-se de outros grupos e movimentos pela sua disponibilidade para, sempre, ajudar o próximo, auxiliar a comunidade, estar sempre pronto, sempre alerta.
O serviço voluntário pode custar, pode ser desconfortável, mas aí reside toda a sua beleza, toda a gratificação, toda a recompensa: Sermos capazes de dar, mesmo que isso envolva algum custo.

Porque dar sabendo que se recebe, não é dar, é emprestar!

Um escuteiros que se mostra indisponível para o SERVIÇO, indisponível para ser VOLUNTÁRIO não é verdadeiramente um escuteiro.
Pode fardar-se, pode ter um cartão, lenço, promessa, tudo. Mas não é um escuteiro.

É por isso que para a actividade de 1 de Março conto com cada um de vocês. Conto com cada um dos nossos exploradores, pioneiros, caminheiros e dirigentes do agrupamento.

A actividade começa às 0900 (9h) da manhã de sábado, 1 de Março, no Campo Escutista do Vale do Sobreiro e termina às 1800 (18h) de 2 de Março no abrigo (Junta de Freguesia da Mealhada).

Terão de levar material de acantonamento, uma mochila pequena e cantil.

Até ao dia 23 de Fevereiro, sábado, devem entregar aos vossos chefes as autorizações assinadas, as que entretanto eles vos mandaram, e cinco euros para a alimentação.

Os lobitos estão dispensados e terão reunião normal, no sábado, às 16 horas, mas no Campo Escutista do Vale do Sobreiro.

Conto com cada um dos meus escuteiros - mesmo que só no domingo, ou só em parte do tempo. Aceito que alguns tenham outras actividades, mas não aceito que falhem por comodismo.

Os que não participarem porque não lhes apetece, sem razão forte que o justifique, faltam e até podem continuar a usar lenço
mas, aos meus olhos e no meu coração, não são, realmente, escuteiros.


Do vosso Chefe de Agrupamento
Lobo Irmão


Dia de B.-P.
Dia do Pensamento
(Comemorações do Núcleo Centro-Norte a 24 de Fevereiro de 2008)

Programa das Festas
9h 45m - Concentração no Jardim Baden-Powell, na Pampilhosa
10 horas - Início do jogo, por secções, que nos irá levar à sede do Núcleo, na Quinta do Valongo
13h 15m - Almoço (cada um leva o seu... mas comemos todos?)
Durante a tarde funcionará na sede do Núcleo uma feira de trocas de objectos escutistas. Haverá coleccionadores e cada escuteiro pode começar com as primeiras trocas.
15h 30m - Missa campal nas imediações da sede do Núcleo
17 horas - Canção do Adeus
A actividade começa na Pampilhosa (na sede dos escuteiros locais) e termina na Quinta do Valongo. Será necessário os pais irem levar/buscar os escuteiros a estes locais.
Será necessários levarem almoço!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008


Amanhã participaremos às 18 horas na missa por intenção do sr. Padre Abílio Simões quando passa o primeiro aniversário do seu desaparecimento.

Estão convocados todos os escuteiros e dirigentes e convidados os pais e amigos do agrupamento.

Agradecíamos que os escuteiros se apresentassem impecavelmente fardados.


quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

1 ano de saudade.
Estarás sempre connosco.
Vela por nós, por favor, junto do Chefe Supremo, aí, no Eterno Acampamento.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

S. João de Brito

Nascido em Lisboa, a 1 de Março de 1647. Filho de Salvador de Brito Pereira e de D. Brites Pereira, descendentes da família de D. Nuno Álvares Pereira. Aos dois anos de idade fica órfão de pai. Aos nove, depois de uma infância bastante melindrosa - era de natureza frágil - entra no paço como pagem, ficando ao serviço do Infante D. Pedro. Já nessa altura se revela diferente dos outros rapazes da mesma idade: reza e estuda, não cuidando das coisas vãs.

Aos onze anos fica gravemente doente. Quase sem esperança, a mãe invoca S. Francisco Xavier e promete que, se o filho melhorar, ele vestirá, durante um ano, a roupa dos padres missionários da Companhia de Jesus.

Salva-se... e, uma vez vestida aquela roupa, não mais a quer largar. Pede para ser admitido na Companhia de Jesus, o que só consegue depois de vencer grandes dificuldades, levantadas principalmente na corte, onde não se querem ver privados do seu agradável convívio, e por sua mãe que sabe quanto ele é fraco fisicamente.

A 17 de Dezembro é, finalmente, admitido. Onze anos depois, a seu pedido, é missionário nas piores regiões da Índia, onde desenvolve uma actividade particularmente notável: conversões, baptismos, comunhões, etc., contam-se aos milhares.

É perseguido várias vezes. Chega a estar preso e a ser condenado à morte. A execução, porém, não se realiza. Mas, uma vez em liberdade, sem se atemorizar, continua o seu apostolado. Por toda a parte, o espanto e o respeito acompanham a sua actuação.

As autoridades pagãs, contudo, apertam o círculo da perseguição e, dentro em pouco, é nova e definitivamente preso. Quando lhe comunicam que vai ser executado, alegra-se porque vai morrer pelo Senhor.

A 4 de Fevereiro de 1693, na cidade de Urgur que lhe serviu de cativeiro, é executado a golpes de cimitarra. Morre tranquilamente, dando graças a Deus.

Durante a sua missão em terras da Índia, só uma vez veio à Metrópole, e por ordem que lhe foi dada. Nessa altura, tudo fizeram para o reter por cá, até o próprio rei que o queria para educador dos seus filhos infantes, mas sem resultado. À vida cómoda da Corte, preferia a incerteza das terras ásperas da Índia, onde a "sementeira" do Evangelho ainda estava por fazer.

É Patrono dos Pioneiros, porque, na sua vida soube vencer os obstáculos, atravessou os mares para ir ao encontro dos outros, reflectiu seriamente sobre a sua vocação que, uma vez descoberta, nunca abandonou. Espelha bem na sua vida toda a mística dos Pioneiros, simbolizada na gota de água, na machada e no rumo certo da rosa-dos-ventos.





Assim sendo, todo o Agrupamento está convidado a participar numa festa, para comemorar o dia de S. João de Brito, preparada pela terceira secção. A festa será no próximo sábado dia 09/02 e terá lugar na sede dos Pioneiros com inicio ás 16:30.

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Exploradores - Atelier de Cozinha

Malta, para quem não sabe o atelier de cozinha vai ser no próximo Sábado, dia 9 de Fevereiro de 2008.
Terá começo às 9h30 na Junta de Freguesia.
Novidades acerca deste atelier aqui no fórum.

Os pratos a serem cozinhados serão uma sopa, Sopa à Lavrador, e um prato de carne, Arroz à Escuteiros.

Mais informações no fórum do agrupamento, por favor inscrevam-se.

Aos pais e encarregados de educação, inscrevam-se também no fórum e dêem uma ajudinha, pois este atelier até será uma boa ajuda também para casa, pois "O dever do escuta começa em casa."