Irmão escuteiro,
Faz comigo o seguinte raciocinio:
Se alguém te faz uma pergunta é porque espera uma resposta, ou não?
Se tu me fizeres uma pergunta e eu ficar calado, estou a ser mal-criado.
Estou a ignorar-te. Estou a dizer que tu não significas nada para mim, nem mereces resposta.
Será este um gesto simpático?
Se eu precisar de ajuda, numa situação dramática... imagina que preciso mesmo da tua ajuda... eu mando-te uma sms e tu nicles, nem me respondes.
Significa isto que não estás, verdadeiramente, alerta.
Significa isto que não és meu irmão verdadeiramente.
É isso que se está a passar convosco e connosco. Falo, especialmente, para os exploradores. Vocês marcaram actividades para o passado fim de semana e para os próximos dois, por exemplo.
O jogo da semana passada tinha de ser preparado.
O ateliê de amanhã tem de ser preparado
O ateliê da próxima semana terá de ser preparado.
O vosso chefe mandou-vos uma sms para saber quem ia ao jogo... não responderam. Só depois de muita insistência lá se chegou à conclusão que iam 2 pessoas... Apesar de tudo ter sido combinado por vocês e segundo o vosso calendário.
Vamos fazer um jogo no Buçaco com 2 pessoas? Achas possível? Cancelou-se!
Para o ateliê de amanhã foi preciso pedir ao Nelson para ajudar. Quantas pessoas vão, perguntou o Nelson. O Fred mandou 3 sms, durante toda a semana, para saber. Na primeira responderam 3, à terceira respondeu 1. Faltam menos de 24 horas para o inicio da actividade e ainda não se sabe quem vai!
A Maria, a Carolina, a Rita, a Filipa e o Gustavo ainda não tiveram a consideração de responder!
Por cada hora que passa estes escuteiros reafirmam a ideia de que se estão a marimbar para nós. E isso é, para além de uma falta de respeito, um gozo... Trata-se de algo que nós não esperávamos de escuteiros, e destes especialmente.
É importante que percebas que estamos nos escuteiros por gosto, e porque gostamos de vocês. Mas não somos sádicos. Também nos aborrecemos. Também temos outras coisas que gostamos de fazer... e que tantas vezes não fazemos porque estamos nos escuteiros... convosco.
Manda portanto a educação que avises quando não vens.
Manda portanto a educação que respondas às SMS e aos mails que te mandam... mesmo que seja a dizer 'ainda não sei'.
Manda portanto a educação que só faltes em caso de absoluta necessidade.(Há quem não venha às reuniões há meses - e aqui falo também para os Lobitos - cujo castigo foi não irem ao ACANUC).
Manda portanto a educação que sejas para nós o que somos para ti.
Se isto não mudar, nomeadamente no próximo mês, e na actividade que falta para o fim do ano escutista, teremos de tomar providências drásticas que podem ter o estranho condão de desagradar a toda a gente.
Estou muito desiludido.